CONCEITO
O conceito clássico é que idolatria consiste na adoração a algum falso deus, ou a prestação de honras divinas ao mesmo. Esse deus falso pode ser representado por algum objeto ou imagem. A idolatria é má porque seus devotos, em vez de depositarem sua confiança em Deus, depositam-na em algum objeto, de onde não pode provir o bem desejado; e, em vez de se submeterem a Deus, em algum sentido submetem-se à valores representados por aquela imagem.
NÃO É APENAS FAZER IMAGENS
Idolatria não é apenas fazer imagens de escultura. Idolatria é quando o homem coloca qualquer outro interesse acima de Deus. É quando o homem faz de si mesmo o seu próprio deus. O homem troca Deus por si mesmo. O centro é ele e não mais Deus.É interessante notar que o primeiro objeto de adoração de várias civilizações antigas é o sol.Homem idolatrava deuses e fenômenos naturais que davam coisas pertinentes a SOBREVIVÊNCIA do homem. A adoração e os sacrifícios era uma barganha.
Um ídolo não é um fim em si mesmo. Ele é um meio para satisfazer os desejos do coração do homem.
Eu sendo meu próprio deus tenho o direito dado por mim mesmo de ter tudo aquilo que eu quero.
O centro disso tudo é o homem
Sempre haverá alguém que o homem adora. O pecado de Adão levou ao coração de todo homem querer colocar algo ou alguém no lugar de Deus.
Podcast: Play in new window | Download (Duration: 53:18 — 48.8MB)