Retiro Março 2014: Livres da lei e dependentes de Deus

  • CARNE
  • LIVRES DA LEI X LIVRES DO PECADO
  • DEPENDER DE DEUS.

Romanos 7.14 
Porque bem sabemos que a lei é espiritual; eu, todavia, sou carnal, vendido a escravidão do pecado.

 

Romanos 7.18
Porque eu sei que em mim, ou seja, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo

O que Paulo quis dizer com carne? Carne é a natureza do homem. É a natureza de Adão. Paulo confunde no texto de Rm.7.18 o eu com a carne. Quando Ele fala: não habita bem nenhum em minha carne. Paulo descobre que ele não consegue agradar Deus. Além do problema do pecado existe a questão ainda de fazer algo bom para Deus.

Romanos 8.8
Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.

Em Romanos 5, nós somos perdoados dos pecados, mas então descobrimos que apesar de nós não cometermos pecados constantemente, nós percebemos que existem certos pecados que nos seguem de perto e que repetidas vezes nós cometemos. Então temos revelação que Jesus não veio apenas para tratar os nossos pecados, mas também para tratar o pecador. Jesus nos incluiu na morte dele. Depois da experiência fantástica: “Ser liberto por Jesus”, nós começamos a nos dispor para agradar a Deus. Mas aí, nós acabamos descobrindo algo bem esquisito: Nós pensávamos que amávamos a Deus, porém nem sempre desejamos fazer a vontade de Deus. Às vezes nós ficamos relutantes.Muitas vezes nós percebemos que nós não podemos e que não conseguimos. Nesse momento, fazemos algumas perguntas quanto a nosso experiência:

  • Será que realmente fui incluído na morte de Cristo?
  • Será que realmente me considero morto para o pecado e vivo para Deus?
  • Será que realmente me rendi a Deus?
  • Já renunciei minha consagração a Cristo?

Quanto mais esse homem tenta fazer a vontade de Deus, mais ele falha. Aí ele chega conclusão que ele realmente nunca teve um amor sincero por Deus.Finalmente, esse homem precisa aplicar as palavras de Paulo. Rm 7. Por que eu sei que em mim, isto é, na minha carne habita bem nenhum. Qual o problema aí? A morte de Jesus é completa em si. Mas seu significado é plenamente explicado na revelação que Paulo teve em Romanos 7. Paulo complementa o que é que essa morte trouxe para nós.

Qual a diferença entre Lei e Graça?

Graça é algo que Deus faz por mim. Lei é alguma coisa que eu tenho que fazer para Deus. O problema de Romanos 7 é que o Homem, na carne, tenta fazer a vontade de Deus com suas próprias forças. Entendemos o que é ser livre da lei mas não entendemos o que é ser livre do pecado.

Romanos 7.7-9
É a lei que revela a nossa própria natureza. Deus precisa fazer-nos passar por certas experiências para ensinarmos o quanto nós somos fracos e ruins.

 

Gálatas 3.24
De maneira que a lei nos serviu de aio para nós conduzir a Cristo, a fim de que fossemos justificados por fé.

 

Contribuição nas anotações: Thiago Wen

Anotações do Alfredo: O_significado_de_ Romanos_7

Palavra compartilhada no Retiro Geral de Março de 2014, realizada em Alexânia/GO.

Reproduzir

Post to Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *