A importância da Palavra de Deus

Esboço da palavra compartilhada por Alfredo no Encontro Geral (07 Jan 2018)


Introdução

O que vou compartilhar com vocês é algo muito simples, e já conhecido, mas muito importante. Mas, o importante não é: se já conheço uma verdade. O importante é se pratico: essa verdade. Ou se já pratiquei um dia, se continuo praticando hoje essa verdade. Ou se pratico com a mesma intensidade que já pratiquei um dia. Depois que já havia preparado esta palavra, percebi que ela é uma palavra ideal para o começo de um novo ano. Eu nem havia pensado nisso mas, com certeza, o Senhor pensou.

Tem um versículo que vem martelando na minha cabeça ultimamente.

Colossenses 3:16
Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai mutuamente
em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com
gratidão, em vosso coração.

Habitar – morar, ter residência fixa.
Riqueza – denota quantidade de dinheiro, no caso, quantidade de Palavra.

 

Porque a Palavra é tão importante para nós?

Porque devemos nos encher da Palavra?
Porque ela é tão importante para nós?

 

1) A Palavra é alimento.

Mateus 4:1-4
A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. Então, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães. Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. 

Jesus foi um exemplo de alguém no qual habitou ricamente a Palavra de Deus. Quando tentado pelo diabo, ele respondeu sempre citando a Palavra.
Ele não titubeou, ele estava fortalecido e firmado na Palavra. Ele não pôde ser enganado pelo diabo. E nós? Como reagimos às tentações e aos enganos do diabo? Com a Palavra também? Ou com nossas próprias forças e argumentos?

Jesus cita um texto de Deuteronômio, onde é afirmado que a Palavra de Deus é um alimento essencial para nossa vida espiritual. Se não nos alimentarmos desse alimento, ficaremos fracos. Não podemos nos alimentar apenas de pão. Temos que nos alimentar com a Palavra de
Deus. O alimento tem uma característica que é a continuidade. Idéia de diário. Porque você comeu pão ontem, não quer dizer que você possa ficar sem pão hoje.

Deuteronômio 8:2,3
Recordar-te-ás de todo o caminho pelo qual o SENHOR, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos. Ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conhecias, nem teus pais o conheciam, para te dar a entender que não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do SENHOR viverá o homem. 

2) A Palavra é luz para nossos caminhos.

Salmos 119:105
Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos. 

Com a Palavra não andamos às cegas, no escuro, sem saber para onde ir. Nossos caminhos são iluminados. Sabemos para onde vamos. 
A Palavra nos guia em segurança. 

3) A Palavra traz Santidade. Santifica.

Salmos 119:9-11
De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra. De todo o coração te busquei; não me deixes fugir aos teus mandamentos. Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.

Quer ser santo? Leia a Palavra!

4) A Palavra de Deus nos vivifica.

Salmos 119:50
O que me consola na minha angústia é isto: que a tua palavra me vivifica.

Você quer ser vivificado, renovado? Leia a Palavra. A sua alma vai se encher de gozo e alegria no Espírito Santo. Eis a razão de perdermos/abandonarmos o 1º. Amor.

5) A Palavra de Deus nos enche de fé.

Romanos 10:17
De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. 

Rhema – aquilo que é ou foi proferido por viva voz, algo falado.

6) A Palavra de Deus nos torna perfeitos.

2 Timóteo 3:16,17
Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.

Redarguir – Responder àquilo que foi dito; replicar, argumentar, responder ou retrucar: redargui calmamente, expondo todas as vantagens da minha sugestão;

A importância da leitura da Palavra

Hoje temos muita facilidade, na Internet, de ver um vídeo, ler um estudo, etc. Existem muitas pregações curtas, “devocionais”. Tenho a impressão que muitos irmãos vêem essas coisas, ao invés de ler a Palavra, ler a Bíblia diretamente. Lukas estava conversando com um primo de Recife, que se tornou orientador para quem quer estudar para concurso. E uma coisa que ele orientou, que me chamou muito a atenção, é que Lukas poderia ver algum vídeo, mas que ele não contasse esse tempo do vídeo ao que ele programou para estudar. Acho que a grande diferença é que o vídeo é algo passivo.

Já a leitura exige que você seja ativo. Talvez eu esteja sendo um pouco radical, mas acho que vídeo é coisa de preguiçoso, quando estamos falando de estudo. Precisamos principalmente ler a Palavra! Diretamente na Bíblia. Então daremos oportunidade do Espírito Santo nos ensinar e revelar a Palavra do Senhor. 

Quando lemos um livro ou ouvimos uma pregação, estamos recebendo a revelação do Senhor indiretamente, a revelação que outro obteve.
Também é válido, claro, se não eu não estaria aqui agora. Mas, não pode substituir a leitura da Palavra. Pode ser uma ajuda, um acréscimo, um complemento. Mas, o mais importante é a leitura da Palavra. É receber diretamente do Senhor. 

Eu sempre estou lendo um livro, ou até mais de um. Mas, o Senhor me falou que isso não pode ser o principal, o mais importante é a leitura
da Sua Palavra.

 

Esforço

Como a palavra de Cristo vai habitar ricamente em nós?
Como podemos ficar cheios da Palavra de Deus?

Precisamos nos esforçar e nos disciplinar para alcançar a obediência a este versículo.

Mateus 11:12
Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os
que se esforçam se apoderam dele.

 

A Prática da Leitura da Palavra.

Gostaria de dar algumas sugestões em como e quando ler a Palavra.

1. Quando

Precisamos separar um tempo e priorizá-lo para a leitura da Palavra. Senão você nunca conseguirá o seu intento. Isso é com qualquer coisa. Precisamos ser disciplinados.

Para ler a Bíblia toda em 1 ano, basta ler 5 capítulos aos domingos e 3 nos demais dias.

Eu descobri, que o melhor momento para mim é à noite. Não muito tarde. Pela manhã eu faço um devocional, leio um Salmo, um capítulo do Livro Imitação de Cristo, e oro e medito, e busco comunhão com o Senhor. À noite leio a Palavra. E antes de dormir, procuro orar pela família, discípulos, Igreja.

Daniel orava 3 vezes por dia. Paulo orava várias vezes por dia. Quando Jesus foi ao Getsêmani (Monte das Oliveiras) orar, levou consigo Pedro, Tiago
e João, e pediu para eles vigiarem com ele. E lá ele começou a se entristecer e a se angustiar.

Mateus 26:40
E voltando para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Então, nem uma hora pudestes vós vigiar comigo?

Quanto tempo dedicamos ao Senhor do nosso dia? Se déssemos o dízimo do nosso dia ao Senhor, seriam 2h40m. E semelhantemente, como quando damos o dízimo e oferta ao Senhor, o nosso dinheiro parece que estica, da mesma forma, quando dedicamos tempo ao Senhor, o nosso tempo
rende muito mais.

2. Como

Inventei um método de leitura da Bíblia, que gostaria de sugerir. Só consegui ler a Bíblia toda com esse método.

Como cheguei nesse método.
Leio no mínimo 1 capítulo de cada tipo de Livro da Bíblia:
1. Livros Históricos (inclusive Pentateuco)
2. Livros Poéticos e Sapienciais
3. Livros Proféticos (inclusive Apocalipse)
4. Evangelhos e Atos
5. Cartas

 


Esboço da palavra compartilhada por Alfredo no Encontro Geral (07 Jan 2018)

Para fazer o download da planilha com guia de leitura da Bíblia clique na imagem:

Link para Controle de Leitura da Palavra

Link para Controle de Leitura da Palavra

Post to Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *